Entendendo Iluminação no Paisagismo – Parte IV

Iluminação nos Jardins como funciona para acertarmos com preciosidade nesse momento de recepção.

Englobamos todos os itens encontrados no nosso jardim conforme estilo:

Árvores, arbustos, canteiro de flores, espelhos d´água, fontes, bancos, e resumimos que a finalidade da iluminação é acentuar a beleza deste cenário dentro do expostos nos textos anteriores, primeiro verificamos o tema do nosso paisagismo e com muito cuidado iremos iluminar.

Considerar:

  • Altura – lembramos que as copas e os tamanhos são diferentes por isso muita atenção na hora da instalação.
  • Nunca incluir no projeto de iluminação de jardim as tais lampadas com coloração verde, é um enorme erro, um mico. Porque a iluminação verde ofusca a cor real das folhagens, enquanto a natural valoriza a cena.
  • Projetores embutidos de solo orientados frontalmente para a copa podem iluminar uniformemente parte do corpo e da copa.

Os projetores instalados nas laterais realçam a plasticidade da vegetação.

Se os projetores estiverem dispostos em três dos lados , a copa da árvore ficará iluminada uniformemente, porém diminuirá a plasticidade.

Refletores instalados por trás da árvore criam contra a luz uma silhueta da copa.

A técnica do Uplighting é realizada à partir de luminárias de pisos ou instalada na superfície e posicionada próximas ao tronco, sendo mais dramática, definindo detalhes e geometria, até as cores e as texturas dos elementos vegetais.

Projeções superiores ou inferiores acentua o elemento linear, combinando a copa e o solo.

Outra técnica é a Moonlight a luz surgi por entre as folhagens das árvores lançando nuances interessante ao redor do solo as luminárias são instaladas nos galhos mais robustos, por meio de braçadeiras.

Nos elementos mais altos e lineares a melhor iluminação é a frontal que marca parte do tronco e realça a copa ou Uplight que valoriza o tronco.

Fotos e imagens extraídas do Google.

Sobre o Autor: Stefane Favoretti

Designer de interiores curiosa no quesito da decoração, uma caçadora de tendências apaixonada por inspirações.

Leave a Reply

Your email address will not be published.