Entendendo Iluminação – Parte III

Essa semana daremos sequencia no conteúdo anterior sobre quais os tipo de iluminação por ambiente. Nas nossas residências e nos dormitórios possuímos uma diversidade de tipos de iluminação que são pautadas pelas atividades ali exercida pelo usuário, tudo isso interfere na acomodação deste projeto.

Na maioria iluminação cênica para não interferir no sono.
Verifiquem que existe uma sanca difusa próxima ao espelho e uma luminária para leituras.
Já os painéis translúcidos são uma ótima proposta para quem têm telas no dormitório tornando-se cênica.

Para pessoas que fazem leituras por mais tempo é recomendado, além de luminárias laterais ao criado mudo, a luz difusa. Ideal para relaxamento, a luz indireta neste espaço traz mais conforto visual, por isso sancas invertidas, também, são um recurso muito utilizado. Porém, temos que controlar o ofuscamento porque tratamos do momento de descanso e muitos sofrem de insônia e se a luminosidade for excessiva, com certeza, minará as chances de se obter um bom resultado.

 

Fotos: Site Bontempo, Casa Cor Pernambuco – Arquiteta Ana Cristina.

Entramos no almejado Closet têm que ser luz adequada que permita visualização do planos horizontais e verticais para identificação dos vestuários.

 

Sempre focar em luz homogênea como a difusa dando área de um espaço translúcido.

Os Lavabos têm-se uma joia dentro de casa e são esses os “queridinhos”, um lugar de breve permanência podemos ousar com pendentes e penumbras para acompanhar sua imponência, luzes de efeito, também, são muito bem vinda muito desejáveis sempre prevalecendo a estética e a valorização deste espaço.

Iluminação Indireta muito usada no contorno de espelhos e objetos tornando-se cênica.

 

Cênica decorativa reparem que as três arandelas formam uma composição decorativa.
Temos os charmosos pendentes que devemos tomar atenção para não refletir diretamente no espelho, ou se for aberto tipo lâmpadas de filamento respeitar a autenticidade da lâmpada e intensidade.
Charmosas Arandelas.

Nos banheiros precisamos práticas atividades diversas, e também, de necessidades como fazer a barba, maquiagens e momento relaxar o desligamento do dia, nos dias atuais estão em alta a adaptação de salas de banho devido ao cotidiano corrido geralmente a luz difusa sobre a bancada ilumina de forma completa os dois lados da face e o corpo inteiro. Ainda nos espelhos precisamos atentar para luz (direta) para baixo, que fique de cima da cabeça e espelho direcionada ao rosto do usuário para não ocasionar o efeito “grazing” que realça as texturas como: cicatrizes, rugas e sombras

Já nas áreas de banho podemos colocar uma luz cênica quente mais calma, valorizando as texturas dos revestimentos. Por se tratar de área molhada, jamais ousar colocar pendentes, arandelas e outros. Prestigiar os efeitos e dar luminância aos nichos está super aprovado.

..reparem a iluminação nas laterias no espelho.
Difusa na barra lateral e pontual acima do espelho.

 

Nos Home Office indicamos o uso de luminárias de mesa portátil que atendem bem às necessidades, no caso de destros a luz têm que ser direcionada pelo lado esquerdo e no caso dos canhotos no lado direito..

..assim evitará sombras durante o desempenho das atividades nesses ambientes. Quando estivermos planejando devemos privilegiar a luz natural e cuidar para a distribuição do layout não refletir na tela do computador. Nesse ambiente fica bem-vindo o uso de luz direta e indireta somadas com a luz de atividade.

 

Para finalizarmos este conteúdo, na próxima semana falaremos sobre as demais áreas: Home Office, cozinha, lavanderia, garagem e terraços.

 

Lembramos que nas áreas onde são praticadas atividades manuais sempre atentar para a iluminação para não causar outros danos.

 

Finamente a protagonista das atividades a COZINHA, onde requer o máximo de iluminação difusa e o mínimo de iluminação direcional concentrada, adotamos a luz geral para abranger as seguintes necessidades:

  • Plano Horizontal do Piso e Bancadas;
  • Ainda no Plano Vertical a visualização geral incluindo os móveis apoios como os armários, geladeiras e freezer.

Observações a se considerar sobre luminância e acabamentos:

Quanto mais claro os acabamentos menos absorção e mais claro o ambiente, e quanto mais escuro mais absorção exigindo clarear mais e mais.

Luz direcionada para bancadas de atividades facilita o conforto visual, o importante é atentar para as Difusas para evitar reflexos principalmente no piso, hoje é comum encontrarmos iluminação cênica dos armários direcionada as bancadas e cubas e quando integramos as salas de jantar e estar conseguimos uma temperatura mais agradável na luminância.

Área de Serviços ou Lavanderia os parâmetros são semelhantes aos da cozinha com preferência aos sistema difuso para atender todos os planos de atividades.

 

 

 

Fica uma grande dica para a sua garagem usemos, os mesmos, parâmetros da cozinha e lavanderia, porém devemos usar o sensor de presença ou acionamento individualizados.

Fotos retiradas do Google e PintRest.

Sobre o Autor: Stefane Favoretti

Designer de interiores curiosa no quesito da decoração, uma caçadora de tendências apaixonada por inspirações.

Leave a Reply

Your email address will not be published.