Sobre Design do Mobiliário – Roma Antiga (500 AC – 476 DC)

Entender o processo evolutivo e cultural dos nossos móveis é muito interessante, trata-se do amadurecimento do nosso bom gosto e discernimento na opinião, sendo crítico nas aquisições.

Recentemente estive na cidade de Roma constatei que realmente há predominância dessa cultura de casualidade e cerimônia, mesmo que, em pequenos ambientes. Com imponência dentro da sua respeitada história o que não falta é suntuosidade nos detalhes, lembramos que estes são derivados do mobiliário Grego com grandes variedades de tipos “funções”.

Museu do Vaticano - Roma - Studium SF
Lectus: um dos móveis mais usados pelos romanos

Ícone do mobiliário Romano o  Lectus era um dos mais importantes, presente na maioria das casas romanas. Suas funções eram variadas: descanso, fazer refeições, conversar. Utilizado como assento e repouso, sobretudo em cerimônias e banquetes. Confeccionado em madeira, tinha uma cabeceira ornamentada com motivos decorativos, que servia como apoio para o braço quando se estivesse recostado.

A triclinia consistia em uma estrutura em U, formada por três lectus.

 

Nessa versatilidade e recriando esses povo desenvolveu alguns modelos diferenciados na época identificamos: as cadeiras circulares e as mesas pequenas de refeições com três pés como marca registrada dos Romanos os pés nos formatos de patas de Leão e Cariátides (usada na Grécia em construções, já os Romanos nas mobílias) e outras figuras mitológicas contribuem com essa cultura.

Castel Sant´Angelo
As Cariátides mais famosas são as que servem de colunas do templo do Erecteion, erigido na Acrópole de Atenas no século V a.C. Mas foram utilizadas também em mobílias pelos Romanos, e vêm sendo utilizadas até hoje.

STUDIUM SF

STUDIUM SF STUDIUM SF STUDIUM SF

Castelo Sant´Angelo - Roma - Studium SF
A Sella Curulle Outro móvel de assento utilizado pelos romanos um modelo sem encosto, derivado dos bancos, com dimensões generosas.

STUDIUM SF STUDIUM SF STUDIUM SF STUDIUM SF STUDIUM SF

Fotos na maioria de minha autoria ilustração extraída do Google.

 

Sobre o Autor: Stefane Favoretti

Designer de interiores curiosa no quesito da decoração, uma caçadora de tendências apaixonada por inspirações.

Leave a Reply

Your email address will not be published.