5 lições básicas para decorar qualquer ambiente

Tá sem grana?

Você mesmo é quem vai decorar seu canto?

Está querendo aprender mais sobre decoração?

Então, você precisa saber de algumas regrinhas básicas para alcançar um resultado legal. Na verdade, não existe certo e errado, apenas inspire-se para facilitar seu processo criativo e se joga!

Equilíbrio

Um espaço equilibrado é aquele que tem todos os elementos em harmonia. Neste instante nosso ponto de partida será o: “espelho através das partes”, ou seja, a simetria, e com este elemento podemos ousar e criar o espaço através de repetição. Tudo que houver de um lado poderá ser agregado no outro, podemos investir nos adornos para uma “assimetria”. Sim é o oposto do que eu disse acima, mas é ótimo quebrar as regras também. Exemplo: estátuas (estáticas ou em movimento) e os demais cores, texturas, formas, estampas…tudo convergindo para um ambiente funcional, confortável e com personalidade.

Cores

Elas dizem tudo. As cores são responsáveis por aumentar ou diminuir um espaço, expressar sentimentos e até trazer boas vibrações. Quando for escolher suas cores, leve em consideração o tamanho do seu ambiente e o seu jeito de ser. Cores mais quentes podem expressar alegria, diversão e ainda abrir o apetite. Se você é uma pessoa agitada ou quer acalmar as crianças use os tons frios.. Azul, verde e roxo podem agregar limpeza, seriedade e até aumentar o lugar. Seja lá qual for a funcionalidade do seu ambiente, use e abuse das cores nas paredes, adornos e móveis.

 

http://comprandomeuape.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iluminação

 

Uma boa iluminação pode transformar um ambiente. Pense no tamanho, cor e funcionalidade,na hora fazer seu projeto de iluminação. Um boa pedida é priorizar a luz natural. Lâmpadas quentes trazem mais conforto, já as azuis, mais frias,estimulam e são perfeitas para cozinhas e escritórios, áreas de grandes atividade manual e trabalho. Invista em luzes indiretas criando pontos de destaque e mudando o astral do local conforme alterna entre elas.

Conforto

O conforto deve estar presente em tudo que já falamos acima. Na escolha dos móveis, iluminação, cores, tudo deve estar em harmonia, agradando o gosto de cada um, sem abrir mão da sensação de leveza. Uma boa dica é nunca deixar de ter uma plantinha perto de você. Elas relaxam a gente e trazem sensações boas, alem de estarem super em alta nos tempos atuais.

Simplicidade

Não exagere, use seus conhecimentos com segurança. Misturar é permitido, mas tudo tem o seu lugar. O conjunto final deve agradar aos olhos e ao coração.

Funcionalidade

Você não vai querer um elefante branco na sua casa, né! Tudo que você colocar no seu cantinho tem que ter um motivo, uma razão e principalmente, uma função. Mesmo que esta função seja apenas decorar. É muito importante saber o que você quer, qual a sua rotina e como aquele ambiente será usado, antes de planejar sua decoração.

Agora que você já sabe um pouquinho do universo da decoração de interiores, mergulhe neste oceano de possibilidades. Divirta-se!

Texto escrito por Natália Ton

Sobre o Autor: Stefane Favoretti

Designer de interiores curiosa por decoração. Uma caçadora de tendências apaixonada por inspirações.

Leave a Reply

Your email address will not be published.